AHM Solution do Brasil

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pesquisar
Close this search box.

Movimentação de cargas pesadas: dicas e cuidados essenciais.

Compartilhar

Em nosso artigo anterior falamos dos impactos e as principais consequências das avarias durante o transporte e como isso pode afetar as empresas. Hoje, apresentaremos os principais riscos envolvidos na movimentação de cargas pesadas e como exercer essa atividade de forma segura.

Dentre as atividades que existem na logística integrada, a movimentação de materiais é a que mais está sujeita a sofrer impactos por danos ou acidentes de trabalhos.

Por isso, é essencial adotar medidas de segurança e seguir boas práticas para garantir que a movimentação de cargas pesadas ocorra de maneira eficiente e segura.

A falta de cuidado ou a má gestão nesse processo pode causar danos à carga, prejuízos financeiros e, em casos extremos, acidentes graves.

Quais os tipos de movimentação de carga?

A movimentação de cargas é uma atividade muito comum na logística interna de empresas de diversos segmentos. Existem diferentes maneiras de realizar esse trabalho, de acordo com o tipo de carga e o ambiente em que ela será movimentada.

Os principais equipamentos para movimentação de cargas são:

Paleteira

Ela é utilizada para a movimentação de cargas em paletes, com o auxílio de rodas e uma alavanca para elevação da carga. É muito comum em supermercados, depósitos e indústrias.

Empilhadeira

As movimentações de cargas com empilhadeiras são realizadas com paletes ou cargas unitizadas. Para isso, utiliza equipamentos auxiliares como garfos e plataformas.

É amplamente utilizada em armazéns, depósitos e indústrias.

Transpaleteira

Serve para a movimentação de cargas em paletes, com o auxílio de rodas e um sistema de elevação manual. É utilizada em espaços reduzidos, como em câmaras frigoríficas e pequenos depósitos.

Guindaste

Sua função é movimentar cargas de grande porte e peso, com o auxílio de cabos e roldanas. É comum em portos, construções e empresas que lidam com equipamentos pesados.

Talha elétrica 

É um equipamento utilizado para movimentação de cargas pesadas em ambientes internos, com o auxílio de cabos e um sistema de elevação elétrico. É comum em indústrias e fábricas.

Esteira transportadora

Ela movimenta cargas em grandes distâncias e em alta velocidade, com o auxílio de uma correia transportadora. É amplamente utilizada em indústrias de diversos segmentos.

Quais são os principais riscos envolvidos na movimentação de cargas pesadas?

O transporte e movimentação de cargas pesadas em uma empresa é uma atividade que envolve certos riscos para os colaboradores e para a carga transportada. Dentre os principais riscos, podemos destacar:

  • Queda da carga: a carga pode cair do equipamento de transporte e causar lesões graves aos colaboradores ou avarias na carga transportada.
  • Acidentes com pedestres: a movimentação de cargas pesadas pode colocar outras pessoas que estejam na área em risco, caso a carga caia ou ocorra algum outro tipo de acidente (atropelamento com empilhadeiras).
  • Choques elétricos: durante o processo de movimentação de cargas, é possível que as cargas ou equipamentos encostem em fios elétricos da rede elétrica. Isso pode provocar um curto circuito.
  • Incêndios e explosões: se a carga a ser transportada for inflamável ou explosiva, a movimentação deve ser feita com extrema cautela, de forma a evitar qualquer tipo de ignição ou explosão.
  • Falhas mecânicas: as máquinas e equipamentos utilizados na movimentação de cargas pesadas podem apresentar falhas mecânicas, que aumentam o risco de acidentes. Além disso, o uso frequente de equipamentos para transporte de cargas pesadas pode levar ao desgaste e à falha dos mesmos, o que pode levar a acidentes.

Depois de ver os principais riscos envolvendo a movimentação de cargas pesadas, veja abaixo algumas dicas de como fazê-la com segurança.

Como deve ser a movimentação segura de cargas?

Os cuidados abaixo são essenciais para garantir a integridade da carga e a segurança dos colaboradores envolvidos no processo:

  1. Planeje o processo de movimentação de carga com antecedência e designe funções específicas para cada colaborador;
  2. Utilize equipamentos de segurança (EPIs), como capacetes, luvas e botas de segurança, para minimizar os riscos de acidentes;
  3. Certifique-se de que os equipamentos de movimentação de carga estejam em boas condições de uso e com manutenção em dia;
  4. Verifique as condições do local de trabalho e faça a sinalização adequada, para garantir a visibilidade dos colaboradores e a segurança durante o transporte;
  5. Utilize acessórios de amarração, como cintas, correntes e cabos de aço, para prender a carga e evitar deslocamentos durante o transporte;
  6. Realize a distribuição adequada do peso da carga no veículo de transporte, para evitar desequilíbrios e tombamentos;
  7. Monitore o processo de movimentação de carga continuamente, para identificar possíveis falhas ou riscos e corrigi-los imediatamente.

Seguindo essas dicas e adotando boas práticas, é possível realizar a movimentação de cargas pesadas de maneira segura e eficiente, minimizando os riscos de acidentes e prejuízos financeiros.

Quais são as NR para a movimentação de cargas pesadas?

As normas regulamentadoras (NR) são fundamentais para garantir a segurança durante o transporte e movimentação de cargas pesadas. As normas que tratam desse assunto são as NR  11 e NR 12.

NR 11 – Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais

A NR 11 estabelece medidas de segurança para evitar acidentes de trabalho.

Algumas das principais medidas previstas na norma incluem a necessidade de treinamento adequado para os colaboradores envolvidos na movimentação de cargas, a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), a identificação de áreas de risco e a sinalização adequada dos locais de movimentação de carga.

NR 12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos

A NR 12 é responsável por definir os parâmetros mínimos que as empresas devem seguir para garantir a segurança no ambiente de trabalho que envolve máquinas e equipamentos.

A norma prevê, por exemplo, a necessidade de dispositivos de segurança nas máquinas e equipamentos, a capacitação dos colaboradores para operação e manutenção desses equipamentos, a realização de inspeções regulares e a elaboração de procedimentos de segurança para as atividades que envolvam máquinas e equipamentos.

AHM Solution: Segurança em movimentação de cargas pesadas

A movimentação de cargas pesadas requer atenção e cuidados para garantir a segurança dos colaboradores e pessoas envolvidas no processo e a integridade da carga. É essencial seguir as normas regulamentadoras, usar equipamentos adequados e capacitar os colaboradores. Isso aumenta a produtividade da empresa e reduz os riscos de acidentes e danos aos equipamentos.

A AHM Solution tem soluções que ajudam no transporte seguro de cargas pesadas em sua empresa. Visite nosso site e saiba mais.