AHM Solution do Brasil

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pesquisar
Close this search box.

Como evitar atropelamento com empilhadeiras: confira 12 dicas para garantir a segurança nas movimentações de carga.

Compartilhar

Sabia que muitos acidentes de trabalho nas empresas são com empilhadeiras? Uma das principais causas destes acidentes nas indústrias é o atropelamento com empilhadeiras.

Infelizmente, na maioria das vezes, eles ocorrem por falta de cuidado, falhas na prevenção ou por negligenciamento das normas de segurança.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2015 foram registrados 1.339 acidentes do tipo no Brasil, sendo que a maioria dos casos envolveu empilhadeiras.

Para diminuir os riscos de atropelamentos com empilhadeiras é importante que todos os envolvidos na movimentação de carga estejam atentos às normas de segurança.

Além disso, é necessário fazer um planejamento adequado das tarefas e identificar as áreas onde serão realizadas as movimentações.

Mas será que tudo isso é suficiente para minimizar o risco de atropelamento com empilhadeira e garantir uma operação segura?

Em nosso artigo de hoje você conhecerá algumas dicas e soluções para garantir maior segurança nas movimentações de carga.

Empilhadeiras e os atropelamentos: como acontecem?

As empilhadeiras são indispensáveis para movimentar cargas nas empresas de logística e indústrias de modo geral. Porém, elas também representam um grande risco de acidentes, como atropelamentos.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as principais causas de atropelamento com empilhadeiras são:

  1. Falta de treinamento: Muitos operadores de empilhadeiras não recebem treinamento adequado sobre como usar corretamente sua máquina. Isso pode levar à operação incorreta da máquina e aumentar o risco de acidentes com empilhadeiras.
  2. Falta de visibilidade: atropelamento com empilhadeiras ocorre principalmente porque o operador não consegue ver a pessoa que está circulando na área de trabalho. Isso pode ser devido à falta de iluminação adequada, presença de obstáculos, pilhas de mercadorias, equipamentos estacionados ou fluxo incorreto no ambiente de trabalho. Estes são fatores que bloqueiam a visibilidade e provocam pontos cegos para a empilhadeira.
  3. Operadores distraídos: é comum que os operadores se distraiam enquanto movimentam as cargas com as empilhadeiras. Isso, além de diminuir sua concentração, aumenta o risco de acidentes.
  4. Movimentações bruscas: outros acidentes ocorrem quando o operador da empilhadeira faz movimentos bruscos enquanto está manobrando a carga. Esses movimentos podem derrubar a carga ou atingir uma pessoa que esteja no caminho.
  5. Falta de manutenção das empilhadeiras: as empilhadeiras precisam passar por manutenções periódicas para funcionarem corretamente. Sem manutenções preventivas, podem apresentar problemas nos freios ou nos motores. Como resultado, aumentam o risco de acidentes por atropelamento com empilhadeiras.
  6. Circulação de pedestres nas vias para empilhadeiras: o primeiro mandamento para não ter acidentes por atropelamento é não deixar pedestres e veículos de movimentação circularem no mesmo local. Mas, infelizmente, isso ainda ocorre em muitas empresas por não conseguirem manter as pessoas a uma distância segura de veículos de movimentação.

Diante dessas principais causas, quais medidas de segurança para minimizar os riscos que podem provocar o atropelamento de empilhadeiras?

Vamos às dicas para evitar que isso aconteça em sua empresa.

5 dicas para evitar atropelamento com empilhadeiras:

Prevenção

A principal forma de evitar atropelamentos com empilhadeiras é adotar medidas de prevenção. Elas incluem:

  1. Monitorar o tráfego de empilhadeiras e outros veículos na área;
  2. Garantir que as empilhadeiras estejam sempre equipadas com os dispositivos de segurança necessários, como alarme sonoro, luzes de demarcação de área (red zone) ou luzes piscantes;
  3. Manter a área de movimentação de carga bem iluminada;
  4. Impedir ou reduzir ao máximo o fluxo de pessoas nas áreas de trabalho da empilhadeira;
  5. Sinalizar claramente as áreas onde há risco de atropelamento;
  6. Verificar se a área onde a empilhadeira estará trabalhando está desobstruída;
  7. Fazer inspeções periódicas nas empilhadeiras.

Operadores                      

  1. Capacitar os operadores das empilhadeiras para que eles possam trabalhar de forma segura.
  2. Não fazer movimentos bruscos com a empilhadeira;
  3. Reduzir a velocidade ao passar por áreas onde há pessoas;
  4. Sempre seguir as normas de segurança e instruções do manual de operações da empilhadeira;
  5. Atenção redobrada nas aproximações e cruzamentos com pedestres ou outros veículos em movimento principalmente nos chamados pontos cegos.

Equipamentos de segurança

Não basta apenas disponibilizar EPIs como capacetes, botas e coletes de segurança refletivos. Isso não é suficiente para impedir que ocorra um atropelamento com empilhadeiras.

É preciso ir além e usar soluções de tecnologia que garantam as medidas de segurança para empilhadeiras. Assim, possibilita que as empresas levem o risco de acidentes ao número mais baixo ou a zero.

Destacamos algumas soluções da AHM Solution do Brasil para minimizar os riscos de atropelamentos de pedestres com empilhadeiras:

Farol de alerta lateral Blue Spot – é acoplado na empilhadeira uma luz azul que fica apontada para o chão e ilumina o ambiente operacional, muitos metros à frente e atrás da empilhadeira. Sendo assim, qualquer pessoa verá a luz azul e saberá da aproximação da máquina.

evitar atropelamento com empilhadeiras - farol-de-alerta-lateral-blues-spot

Alerta lateral Red Zone – é um dispositivo que emite luz vermelha nas laterais da empilhadeira. Isso garante a delimitação do espaço seguro entre empilhadeiras e pedestres.

alerta-lateral-red-zone

Sistema de detecção de pedestre e empilhadeira Hit Not® – alerta que controla com confiabilidade e precisão o tráfego de operadores e pedestres na área operacional. O sensor do Hit-Not®️ utiliza tecnologia de campo magnético que, ao contrário dos sistemas de RFID, consegue ultrapassar barreiras físicas como a estocagem de produtos, pilastras, prateleiras e outros pontos cegos perigosos.

sistema-de-deteccao-de-pedestre-e-empilhadeira-hit-not

Câmeras em ponto cego – empilhadeiras grandes podem tornar as operações mais difíceis e perigosas. A instalação de câmeras específicas ajuda a minimizar os riscos de atropelamentos com empilhadeiras. Desse modo, aumenta a segurança e facilita as manobras com empilhadeiras.

 

Conheça as nossas soluções para reduzir o risco com pontos cegos nas operações com empilhadeiras. Somos especializados em garantir a segurança e produtividade na movimentação de cargas. Fale com um de nossos técnicos.