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Intralogística, logística inbound e outbound: você sabe o que são?

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Logística é a parte da administração responsável pelo planejamento, organização e controle da cadeia de suprimentos, ou seja, da estrutura que envolve a aquisição, produção, armazenagem, distribuição e venda de produtos.

O objetivo da logística é gerar benefícios para a organização, como redução de custos, aumento de vendas e melhoria na qualidade dos produtos.

Por esse motivo é importante conhecer e entender bem os principais conceitos nessa área.

Se você chegou até aqui e quer saber um pouco mais sobre Intralogística, Logística Inbound e Outbound, veja o que preparamos:

  • O que é a logística?
  • Quais as áreas da logística?
  • O que é Logística Inbound?
  • O que é logística Outbound?
  • O que é intralogística?
  • Desafios da Logística no Brasil

O que é a logística?

Logística é o conjunto de métodos e meios para garantir que uma empresa entregue os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado. A origem da palavra vem do grego, logística diz respeito ao raciocínio lógico (relativo ao cálculo).

Sendo assim, logística também é responsável pela redução de custos, pois possibilita o aproveitamento de economias de escala na aquisição de matérias-primas, na produção e nos transportes.

Além disso, a logística ajuda a melhorar a qualidade dos produtos, evitando defeitos e retrabalhos.

Por isso ela é uma ferramenta estratégica importante para qualquer organização. Sobretudo para garantir a satisfação dos clientes.

Áreas da logística

A logística pode ser dividida em quatro grandes áreas:

1. Logística de suprimentos: Envolve a aquisição de matérias-primas e componentes, bem como o planejamento da produção.

2. Logística de distribuição: Responsável pela distribuição dos produtos, desde o ponto de produção até o consumidor final.

3. Logística de armazenagem: Gerencia o estoque de produtos, definindo quais itens devem ser mantidos em estoque, em que quantidades e qual é o local mais adequado para cada item.

4. Logística de transporte: Cuida do planejamento e da execução dos transportes de produtos, de forma a minimizar os custos e os impactos no ambiente.

A logística é uma área da administração que está em constante mudança, pois as necessidades das organizações mudam com o tempo. Por isso, é importante que os profissionais da área conheçam bem os principais conceitos.

Ainda mais porque quando se fala em logística, a maior parte das pessoas pensa no transporte de caminhões e atividades externas. Contudo, a logística são se resume a isso, ela é muito mais ampla.

Conheça agora os tipos de logística, suas diferenças e benefícios.

O que é Logística Inbound?

É a logística de entrada, a qual os materiais e outros bens são trazidos para uma empresa. Este modelo aborda as etapas de pedido, recebimento, armazenamento, transporte e gerenciamento de suprimentos recebidos.

Atividades da logística de entrada:

  1. Fornecimento: identificação, avaliação, negociação e gestão de potenciais fornecedores, e cotações de preços.
  2. Compras: aquisição de bens e materiais que a empresa precisa para a quantidade correta chegar no momento certo.
  3. Transporte: definir qual o meio de transporte que será utilizado, um caminhão, avião, trem ou um navio. Essa atividade também abrange escolher a velocidade de entrega para abastecimento, terceirizar o serviço e trabalhar com os fornecedores o preço e a rota.
  4. Recebimento: administrar a entrada de novos materiais, descarregar do transporte utilizado e assegurar que eles correspondam ao pedido.
  5. Manuseio de materiais: movimentar os materiais entregues dentro dos armazéns e armazená-los para uso posterior.
  6. Armazenamento: operação de mercadorias do local de recebimento para o de depósito, com a guarda em locais apropriados que garantam que os bens estejam em condições corretas de estocagem.
  7. Gerenciamento de estoque: escolher o tipo e a quantidade de materiais que devem ser armazenados e onde localizá-los.
  8. Distribuição: envio de mercadorias para seu destino dentro da empresa.
  9. Rastreamento: conferir detalhes sobre os pedidos recebidos, como sua localização.
  10. Logística reversa: trazer mercadorias de volta dos clientes por motivos como devoluções, defeitos, problemas de entrega, reparo e reforma.

A maneira que uma empresa trabalha a logística inbound depende do tipo de material recebido, do setor da indústria e da relação comprador-vendedor.

Esse processo pode ser de responsabilidade da própria organização ou optar por terceirizá-la.

Como otimizar sua logística de entrada?

A logística de entrada é otimizada através de uma operação mais ágil, enxuta e econômica.

E avaliar todos os processos é indispensável para identificação dos pontos fracos e fortes, para logo após fazer as melhorias. Confira abaixo ações de otimização:

  1. Construir relacionamentos fortes com fornecedores: boas parcerias geram benefícios como o tempo de entrega reduzido, economia de custos e segurança durante as flutuações do mercado.
  2. Utilizar sistemas para gerenciamento do transporte e armazém: softwares para automatizar e gerenciar as operações de frete e o armazenamento de materiais.
  3. Modelar o processo atual e medir o desempenho: identificar ineficiências relacionadas ao custo, desperdício, perda de qualidade, trabalho duplicado, lacunas de informações e atrasos. Dessa forma, se faz os ajustes e a promoção da melhoria contínua dos processos.
  4. Garantir a segurança operacional: fazer análise das movimentações e fluxo de materiais e adequar às normas de segurança (NR12). Sobretudo o fluxo entre pedestres e empilhadeiras, pois é o principal risco grave de acidente. Da mesma forma, deve-se elaborar o fluxo de movimentação das cargas para evitar o risco de colisão entre veículos.

Benefícios da Logística Inbound

  • Custos previsíveis de matéria-prima;
  • Maior qualidade do produto;
  • Taxas de produção estáveis;
  • Menores custos de envio e recebimento;
  • Melhor gerenciamento de estoque;
  • Capacidade de detectar problemas na cadeia de suprimentos;
  • Base para o sucesso de vendas;
  • Relacionamentos mais fortes com fornecedores;
  • Produtividade quando a operação é segura.

O que é logística de outbound?

É a logística de saída que centraliza a demanda de oferta-destino. O processo inclui o armazenamento e movimentação de materiais para o usuário final. O passo a passo inclui o atendimento de pedidos, embalagem, envio, entrega e atendimento ao cliente relacionado à entrega.

Atividades de logística de saída

  • Gerenciamento de armazém: a logística outbound atende aos pedidos enviados diretamente aos clientes e distribui os produtos aos pontos de venda. Uma empresa mantém uma quantidade de mercadorias à mão para atender à demanda, onde são armazenadas em condições certas e organizadas.
  • Gerenciamento de estoque: geralmente desempenhado por softwares que controlam o estoque. É a atividade que determina o melhor local para armazenar mercadorias e tem a responsabilidade do atendimento rápido de pedidos, operação de separação e embalagem dos mesmos, bem como a manutenção da qualidade do produto, evitando avarias, roubo, obsolescência ou deterioração.
  • Transporte: as formas de envio de produtos dependem do tipo da mercadoria. Por exemplo, itens maiores, como máquinas pesadas, podem ser enviadas em pequenas partes por navio. Itens perecíveis, como alimentos, podem ser transportados de caminhão refrigerado.
  • Entrega: a entrega do produto no prazo é essencial para o sucesso. Além disso, o pedido do cliente deve ter os itens e quantidades corretos, o mesmo não pode ser perdido ou danificado em trânsito.
  • Otimização da entrega: com o auxílio de um software é possível agrupar os pedidos de forma mais eficiente para entrega, com a classificação das mercadorias por rota, traçar o melhor curso de acordo com o tráfego, consumo de combustível e outras variáveis, ​​e direcionar as rotas aos motoristas. A otimização da entrega envolve não apenas reduzir custos, mas também atender às crescentes expectativas dos clientes quanto à velocidade e visibilidade.

Como otimizar sua logística de saída

Para otimizar a logística de saída, se faz necessário utilizar a tecnologia para descobrir redes de entrega, planejar rotas e organizar horários e, por fim, desempenhar ótimos relacionamentos e negociações. Veja em seguida práticas de otimização:

  • Entrega rápida: para atender aos requisitos da transportadora para envio rápido, é pertinente estruturar a preparação do produto em centros de distribuição, classificar as remessas de acordo com as diretrizes desse local e personalizar a embalagem para atender às necessidades do centro de distribuição logística.
  • Adaptar-se às estratégias de estoque: métodos de reabastecimento rápido significam que grandes pedidos entregues aos clientes em intervalos amplamente espaçados não são ideais, pois não há espaço para armazenar muito produto em excesso, portanto, é preciso adaptar a logística de saída para se adequar as tendências mais eficientes de estoque.
  • Planejamento de rotas inteligente: o planejamento automatizado de rotas diminui o tempo de espera e de transporte para entregas. A economia de tempo reduz despesas como é o caso do combustível e eleva o nível de satisfação do cliente.

Benefícios de uma logística de outbound:

  • Entregas mais rápidas
  • Menos cancelamentos de pedidos
  • Mais entregas no prazo
  • Falhas ou erros de entrega reduzidos
  • Menos danos e perdas em trânsito
  • Custos mais baixos para sua empresa e para o cliente
  • Maior satisfação e fidelização do cliente
  • Reputação mais forte da empresa
  • Melhor planejamento de negócios

Agora que você já conhece melhor logística inbound e outbound está preparado para dominar a intralogística.

Se a logística é definida como deslocar materiais com competência do ponto A para o ponto B, a intralogística é um conceito similar, porém mais amplo. Ela abrange uma gama de questões que cobrem cadeias de suprimentos, fabricação e logística.

O que é intralogística?

A intralogística significa o processo de otimizar, integrar, automatizar e gerenciar todos os fluxos físicos logísticos de fornecimento, produção e entrega dentro de um centro de distribuição logística ou atendimento. Também conhecida como logística interna de uma empresa, é ela que faz a gestão de armazenagem, expedição, estoque e movimentação de cargas ou mercadorias.

A intralogística não é uma ideia nova na cadeia de suprimentos, mas agora tem um nome moderno.

Como a intralogística funciona?

Já imaginou um vinho que você comprou para brindar com os seus amigos sua mais nova conquista profissional, com acompanhamento daquele queijo suíço suculento?

Pois então, saiba que para sua encomenda chegar em tempo hábil, sem nenhuma avaria e com qualidade é necessário envolver toda uma cadeia de suprimentos eficiente.

Diante dessa circunstância acredito que esteja curioso para conhecer o planejamento detalhado da intralogística. Então, é isso que você saberá nesse instante.

O sistema de intralogística inicia-se com a movimentação para o recebimento de materiais, os quais necessitam ser armazenados (armazenagem própria ou terceirizada).

Em seguida há a conferência por quantidade e inspeção, com a identificação das mercadorias conforme os processos individuais de cada empresa. A partir daí, de acordo com a solicitação das outras áreas, esses materiais são enviados para separação de pedidos, depois para o processo de expedição, e por fim o monitoramento e rastreamento de mercadorias.

Todas essas etapas são influenciadas pela tecnologia, e também pelos funcionários responsáveis pelas atividades.

Compreenda que a cadeia de suprimentos tradicional abrange três fases: fornecimento de mercadorias a um fabricante, processo de fabricação e distribuição de produtos acabados por meio de distribuidores e varejistas.

Além dessas, uma cadeia de suprimentos inteligente e inovadora requer duas outras condições: manutenção de estoque eficiente e processos otimizados.

Qual a importância da intralogística?

A intralogística é o segredo para uma cadeia de suprimentos inteligente. Se não houvesse métodos logísticos internos, as empresas enfrentariam grandes e constantes problemas, por exemplo é o caso de materiais necessários que não chegam à linha de produção.

Dessa maneira, o processo de produção não começaria e, portanto, não seriam distribuídos e isso prejudicaria a eficiência econômica do processo e impactaria nos lucros, bem como o crescimento das organizações diante o mercado.

Além disso, a logística interna também contribui para fornecer um produto em excelente estado de conservação e entrega ágil. Tudo isso não seria possível sem um fluxo otimizado, constante, sincronizado, inovador e eficiente de materiais.

Principais erros na gestão intralogística

  • Falhas na identificação do local de produtos;
  • Segregação equivocada de mercadorias;
  • Falta de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para os funcionários;
  • Métodos sem identificação clara;
  • Demora para carregar e descarregar por causa de falha humana;
  • Registro equivocado no sistema da quantidade ou do tipo de material em estoque;
  • Erro no processo de confirmação de mercadoria.

Quais são as vantagens da intralogística?

  • A intralogística reduz os custos de armazenagem: a melhoria da eficiência no processo significa menor excesso de estoque e de horas de trabalho. Além disso, otimiza o tempo de lançamento do produto no mercado e custos gerais mais baixos.
  • A intralogística melhora a flexibilidade: armazéns que investem em intralogística executam as estratégias com facilidade e, com o alto padrão tecnológico o gerenciamento da cadeia de suprimento se torna cada vez mais perfeito e naturalmente flexível às mudanças nas demandas.
  • A intralogística prepara sua operação para o futuro: o micro-atendimento é tendência, e os armazéns que fazem o método de intralogística estão no caminho certo. Ao automatizar os notáveis processos e aprimorar a agilidade operacional, os centros intralogísticos trabalham com a demanda de micro-atendimento sem interromper suas operações primárias.
  • A intralogística permite um local de trabalho mais seguro: a automatização é uma forte aliada para a intralogística, pois exclui o risco de uma atividade potencialmente perigosa. O capital humano é o elemento mais importante em uma instalação bem administrada, sendo assim o objetivo não é substituir o pessoal, e sim permitir que os funcionários tenham suas tarefas redefinidas e organizadas de forma diferente e que as operações aconteçam com a maior eficiência possível, de maneira a excluir obstáculos desnecessários.

Quais são os desafios da intralogística?

Para os profissionais de armazenamento, praticar intralogística pode apresentar desafios. Ainda sim, isso não é justificativa não implementá-la, pois esse processo em sua eficiência é indispensável para as empresas de sucesso.

  • Consumo de energia: a gestão da eficiência energética é um dos grandes desafios das operações logísticas modernas. A automação oferece benefícios infinitos para as operações em todo o mundo, porém, tem um custo elevado, o qual exige requisitos crescentes de energia.
  • O efeito do comércio eletrônico: o comércio eletrônico atingiu extremamente a forma de gerenciar o atendimento de pedidos dos clientes e o processo para operar a logística de transporte. Os consumidores querem entregas rápidas, a quantidade de pacotes aumentou, assim como o envio de pedidos cada vez menores. Isso exige muita atenção aos detalhes, um alto grau de segurança do processo e uma pitada de agilidade. As instalações de produção e distribuição se tornam impossíveis de operar sem uma logística integrada automatizada.
  • Globalização: as empresas necessitam encontrar um modo de monitorar todos os fluxos de informações e produtos, não somente nacionalmente, mas também além das fronteiras. O mercado mais interconectado aumenta a competitividade global e as empresas precisam se adaptar para serem mais internacionais em alguns aspectos e mais regionais em outros.

Quais são as melhores práticas de intralogística?

A intralogística inteligente exige a gestão de todas as práticas que envolvem a cadeia de suprimentos: sistemas de armazenamento, transporte e gerenciamento, tal como dos produtos e operadores.

Para começar, o armazenamento deve ser mantido com a organização das mercadorias nos armazéns para oferecer uma maior capacidade e facilitarem o trabalho de todos colaboradores envolvidos na movimentação interna de materiais.

Sabemos que o pedido impacta diretamente em todas as atividades, incluindo o trabalho da equipe, gestão de estoque, recursos, fluxos, entre outros. Sendo assim, uma boa distribuição de mercadorias concede não só usufruir ao máximo o espaço disponível, mas também minimizar os deslocamentos dos operadores.

O inventário é um facilitador para manter e assegurar o controle de produtos na atividade de quantificação das mercadorias. Entenda que não é mais viável realizar o rastreamento manual de mercadorias, com o aperfeiçoamento da gestão integrada de estoque através de tecnologias inovadoras é possível reduzir a quantidade de imprecisões de contagem que podem levar ao extravio de estoque.

Os transportes de mercadorias significam uma porcentagem muito alta dos custos dos centros de distribuição logística. Portanto, as empresas várias vezes os automatizam por causa dos resultados positivos que isso traz, sobretudo agilidade e segurança aprimoradas.

A implantação de um sistema de gestão de armazém tecnológico e inovador, como é o caso de um software, garante um controle rigoroso e indispensável para obter tarefas mais rápidas e seguras.

Em geral, as boas práticas intralogísticas ajudam as empresas a fazer melhor uso de sua mão de obra e equipamentos, e a realizar operações com máxima precisão e obter melhor rendimento, reduzir custos, acelerar operações, monitorar, controlar e gerenciar o fluxo de materiais e informações.

Qual é a importância da tecnologia na intralogística?

A automação inteligente, desde a fase individual do processo até todo o fluxo de material, é um elemento crítico do processo eficaz da cadeia de suprimentos. E pode variar de tecnologias e máquinas automatizadas tangíveis a softwares e análises avançadas.

A intralogística moderna disponibiliza um nível alto de escalabilidade e, ao mesmo tempo, um grande potencial para aperfeiçoar e diminuir de maneira sustentável os procedimentos internos de transporte e automação.

A automação pode ser um componente chave para otimizar os fluxos internos de materiais de forma completa e é especialmente útil para situações em que as operações de transporte e armazenamento devem ser repetidas regularmente.

Vantagens da automação na intralogística

  • Simples e Flexível: as soluções de automação são fáceis de ajustar, integram-se à infraestrutura existente. Desse modo, é simples executar quaisquer alterações de várias maneiras que se faça necessário.
  • Integrável: o software adequado certifica que os sistemas funcionem juntos, e assim possibilita a integração entre os equipamentos e áreas que compõem a movimentação interna nos armazéns.
  • Escalável: a automação é composta por um sistema padronizado, e pode ser expandido ou alterado gradualmente para oferecer soluções individuais e completas.
  • Custo-benefício: aumento da produção 24 horas por dia, com baixa ocorrência de erros e acidentes, dessa forma repercute na redução de custo.

Exemplos de tecnologia na intralogística:

  1. Robótica Colaborativa: é a interação de humanos e robôs que trabalham em sinergia em uma zona de trabalho recíproca enquanto dividem o trabalho apoiado com os pontos fortes de cada colaborador: mobilidade e adaptabilidade humana e elevada qualidade e precisão robótica.
  2. Tecnologia Drone: o sistema de aviação controlado remotamente pode assegurar um fornecimento pontual e preciso e, adaptado com o processamento de imagem avançado, tecnologia de sensores e de identificação, torna-se um método eficaz de usar o espaço não utilizado.
  3. Sistemas de transporte de alta velocidade: os sistemas de transporte de alta velocidade podem ser utilizados ​​para transportar de forma ágil uma diversidade de mercadorias dentro dos armazéns. E reduzem a obrigatoriedade de veículos de transporte e o tempo dessa movimentação, um exemplo são as correias transportadoras.
  4. Robôs: os robôs são capazes de movimentar mercadorias com garra e/ou sistemas de sucção. Igualmente como os sistemas de separação robotizados, eles podem oferecer um alto performance de divisão constante, bem como uma taxa de erro pequena.
  5. Sistemas de armazenamento auto-organizados: um sistema de armazenamento auto-organizado trabalha de forma descentralizada e autônoma. Cada grupo de armazenamento é capacitado e responsável pelo seu processo de tomada de decisão e decide de maneira autônoma os locais de armazenamento ideais, a continuidade de entrada e retirada, e está sujeito aos requisitos de funcionamento atuais e da capacidade real de transporte e armazenamento.

Desafios da Logística no Brasil

O último relatório de desempenho global de logística comercial realizado em 2018 pelo Banco Mundial, aponta o Brasil no 56º lugar no quadro geral de desempenho logístico entre 167 países. Fica atrás de países da América do Sul como Peru (37º) e Chile (40º).

No Brasil temos alguns fatores que desafiam a eficiência da logística inbound nas empresas.

Dependência do transporte rodoviário

Mais de 60% do transporte de cargas está concentrado no modal rodoviário. O resultado disso é a deficiência nos processos de entrega de mercadorias.

A qualidade das rodovias e o excesso de veículos, entre outras coisas, provoca atraso nos processos de entrega de produtos, aumento no custo do transporte e avarias nas cargas transportadas.

Logística reversa

Muitas empresas dependem da logística reversa, seja para troca ou devolução de produtos, sem custo adicional ao consumidor, ou retorno de paletes utilizados no transporte.

Mas para isso, elas precisam de uma estrutura adequada para essas demandas, calcular os custos e ter condições de rastrear o produto.

Se esse processo não for eficiente, pode resultar em maiores custos para a empresa, dificuldades de armazenagem e problemas de relacionamento com os clientes.

Preço dos combustíveis

Estamos enfrentando um dos piores momentos nos preços de combustíveis em toda a história. Os constantes reajustes também impactam nos custos e processos de logística no Brasil.

A alta do diesel reflete diretamente no aumento do custo do frete. A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), informou que nos últimos 12 meses (junho/21 a junho/22) os custos subiram 30% em alguns setores.

Falha na gestão de informações

Ainda existem muitas empresas que administram as informações logísticas em planilhas e documentos impressos. Porém, isso é ineficiente e reflete na gestão dos processos.

Atualmente é imprescindível que a empresa invista em tecnologia. Existem diversos softwares, ERPs e soluções logísticas que contribuem para gerenciar melhor os pedidos, controlar o estoque, calcular custos, monitorar entregas e integridade dos produtos, segurança e diminuir riscos de acidentes nas movimentações de cargas.

Ou seja, a tecnologia permite melhorar os processos logísticos, ter informações qualificadas e, assim, garantir a credibilidade das operações e a transparência dos processos.

Logística do futuro

Como pode ver, os processos intralogísticos envolvem um conjunto de técnicas que aliado com a automação de métodos e a inovação são o futuro da logística.

Inovações intralogísticas posicionam os parceiros da cadeia de suprimentos frente a frente com o futuro. Cada vez mais que essa cadeia de suprimentos conseguir integrar e estruturar suas atividades, maior será a probabilidade de otimizar o fluxo de mercadorias do fornecedor ao cliente e reagir com eficácia às mudanças na demanda.

As empresas são desafiadas com prazos de entrega cada vez menores, o que obriga maior flexibilidade e gerenciamento competente de mercadorias. Aqueles que não adotarem soluções de intralogística automatizadas não poderão competir.

Quer conhecer soluções logísticas para aumentar a sua produtividade e eficiência na movimentação de mercadorias? Fale com um de nossos especialistas.