AHM Solution do Brasil

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pesquisar
Close this search box.

Auditoria logística: quais são os benefícios dessa prática?

Compartilhar

Como uma boa auditoria logística pode reduzir os custos com frete da sua empresa?

Quem trabalha com processos logísticos sabe que sempre há espaço para otimizações e melhorias, e é justamente essa a função da auditoria logística. Ela é um diagnóstico feito para analisar possíveis disfunções dentro de uma empresa, assim, promovendo melhorias que resultem em sucesso para todas as etapas do processo logístico, tais como: fatores Inbound (transporte, armazenagem e entrega de bens e serviços para dentro de um negócio) e Outbound (processo de descarga diretamente para os clientes).

Por envolver praticamente todas as etapas de uma cadeia logística, a auditoria logística é uma peça essencial para qualquer empresa que deseja aprimorar constantemente suas operações. Por isso, selecionamos abaixo os seus principais benefícios e como aplicá-la com êxito em sua empresa. Confira.

Quais os benefícios da auditoria logística?

Implementar uma auditoria logística em sua empresa resulta em benefícios como:  

  • Identificar quais métodos e procedimentos podem controlar gastos desnecessários; 
  • Auxiliar no levantamento de dados precisos; 
  • Desenvolver estratégias de logística mais coerentes com a realidade e proporcionar o sucesso de frota;
  • Avaliar a qualidade do processo logístico de armazenamento, carregamento, transporte e entrega;
  • Melhorar a administração de transporte, trazendo mais qualidade às operações;
  • Mensurar o prazo de entrega e analisar a satisfação dos clientes;
  • Mensurar as atividades de frete e buscar soluções para os problemas encontrados.

Todas essas informações obtidas através de uma auditoria logística são valiosas para as empresas, proporcionando processos mais eficientes, maior economia de tempo e recursos e, principalmente, a satisfação do seu cliente final.

Como fazer uma boa auditoria logística?

Todos os benefícios são vantajosos na teoria, mas e na prática? Como a sua empresa pode implementar a auditoria logística? Separamos em um passo a passo as melhores práticas para aplicá-la com eficiência em sua empresa:

  • Estipule a eficácia dos objetivos propostos;
  • Defina os requisitos do seu cliente e, em seguida, defina metas para poder colocar em prática;
  • Analise as práticas logísticas que estão sendo adotadas no momento e detalhe uma por uma;
  • Faça uma análise dos dados logísticos;
  • Faça uma identificação das iniciativas e dos programas;
  • Priorize os projetos;
  • Estude, desenvolva e implemente o plano desenvolvido;
  • Após implantado, avalie o desempenho e aplique melhorias, se necessário.

Claro, um bom plano de auditoria logística está sempre em desenvolvimento e não termina por aí. Estes são apenas os passos iniciais para desenvolver um bom planejamento e executá-lo com eficácia. Outra boa estratégia para promover melhorias em seus processos logísticos é consultar uma empresa especializada no assunto, como a  AHM Solution. Oferecemos uma consultoria personalizada utilizando a metodologia Site Assessment, em que avaliamos processos e rotinas para implementar melhorias nos processos logísticos. Clique aqui para conhecer mais!